mercredi 17 novembre 2010

Chita


Caros amigos este blog foi criado para poder dividir com vcs meus sonhos e alegrias pelo mundo dos tecidos e das bolsas feitas em tecido. Juca Tatu nasceu na Bélgica, por isso tentarei traduzir alguns pedaços dos textos para meus amigos de lá, e criou em mim um novo mundo, cheio de cores. 
As pessoas que me conhecem sabem que a chita é o meu tecido preferido! Adoro as cores, os desenhos, e o efeito que cada peça tem. A origem do tecido vem da Índia. Procurei saber e vi que o nome chita vem do sânscrito chint, que significa tecido de algodão mais barato. Parece que os ingleses se inspiraram daqueles tecidos coloridos e criaram novos desenhos baseados em flores, frutas que deram origem ao Liberty. A estampa toile de Jouy também foi inspirada no chintz. 

Mes chers amis, voici mon blog. Juca Tatu est née en Belgique et a créé en moi un nouveau mode de vie. Je vais essayer de traduire en français une parti du texte, excusez-moi pour les fautes ... Les amis savent que mon tissu préféré est le "chita". J' adore ses couleurs et ses motifs. A l'origine le tissu vient d' Inde. J' ai vu que "chita" vient du sanscrite "chint" et cela veut dire, "coton mois cher". Il parait que les anglais se sont inspirés de ces tissus pour créer des nouveaux motifs de fruits et de fleurs que l' on retrouve dans leur porcelaine, et aussi sur les tissus Liberty. La toile de Jouy est aussi inspirée du chintz indien. 

1 commentaire: